segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Paulo Freire e Ana Salvagni

Durante toda a semana colocaremos no blog histórias e curiosidades sobre os convidados da Sarauferência, com vocês hoje, em grande estilo:

Paulo Freire & Ana Salvagni
(aproveitem e coloquem o CD "Alma Cabocla" para ouvir enquanto passeam pelo blog ou nosso site!)




O duo Paulo Freire & Ana Salvagni trazem uma sonoridade clara e um tanto rara nos dias de hoje. A união entre o canto e a viola é valorizada pela voz límpida e o toque preciso do instrumento.  Desde 1998, com um intenso trabalho em conjunto de pesquisa, gravações e apresentações, Paulo e Ana procuram mostrar as riquezas e sutilezas do casamento entre viola e voz, através da experimentação e renovação do repertório e dos arranjos que foram sendo elaborados e que resultou em projetos paralelos, tais como o álbum “Ana Salvagni” (1999), que traz basicamente o repertório do show Viola e Voz e tem direção musical de Paulo Freire, e o CD Brincadeira de Viola (2004), em que Paulo Freire explora o universo musical infantil, com a participação de Ana Salvagni, tanto na pesquisa das músicas como na gravação.

Paulo Freire: A diversidade de linguagens musicais e contextos históricos que caracterizam as canções vêm reafirmar a idéia de que a viola é um instrumento de infinitas possibilidades sonoras. Paulo Freire passou do violão clássico para a viola quando em 1977 foi morar na região do Urucuia, em Minas Gerais.
É autor de trilhas sonoras, canções, romances, biografias, livros de causos, CDs de viola. Tem participação em trabalhos de diferentes artistas brasileiros e é colaborador de diversas publicações. Vem realizando oficinas de causos e shows pelo Brasil. Suas apresentações vão desde parcerias com mestres violeiros até trabalhos com orquestras sinfônicas.

Ana Salvagni: cresceu em ambiente de serestas, Ana Salvagni, além de cantora, é também regente. Iniciou sua carreira no Trio Bem Temperado, com José Eduardo Gramani e Patrícia Gatti. Desde 1998 dá cursos de técnica vocal e faz shows pelo Brasil. Lançou os CDs “Ana Salvagni” com direção musical de Paulo Freire, “Avarandado”, o livro de poesias Janela sem Tranca, Ed. Komedi, e o CD “Alma Cabocla”, ganhador do 21º Prêmio da Música Brasileira – 2010, como melhor disco regional.

Para saber mais:
E vai ouvindo.... vai ouvindo....

Um comentário: